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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Thomas Patrick Dwyerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanaspt_BR
dc.format.extent136 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleCampanhas eleitorais brasileiras na internetpt_BR
dc.contributor.authorFernandez, Rogerio Garciapt_BR
dc.contributor.advisorDwyer, Thomas Patrick, 1952-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.subjectPropaganda na Internetpt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subject.otherlanguageInternet advertisingen
dc.subject.otherlanguageCampaign literatureen
dc.subject.otherlanguageContent analysis (Communication)en
dc.description.abstractResumo: As campanhas eleitorais têm conquistado um novo espaço, trata-se da rede mundial de computadores, a Internet. Esta pesquisa buscou analisar os sites de campanhas eleitorais na Internet para cargos executivos nas eleições de 1998, 2000, e 2002, iniciando um debate sobre o papel dos meios de comunicação em sociedades democráticas e, em especial, da Internet. Em seguida, faço um levantamento das metodologias aplicadas ao estudo dos meios de comunicação e dos métodos de análise de conteúdo. A pesquisa, então, propõe um método próprio baseado nos indicadores de fluxos de comunicação dos sites. São, portanto, analisados mais de 22 mil dados referentes a 50 sites de campanhas eleitorais. Identifiquei ao mesmo tempo um aumento da personificação do conteúdo e uma discussão política, mais voltada a soluções práticas do que ideológicas. A Internet, no Brasil é uma ferramenta que pode ampliar o debate democrático pelo seu conteúdo mais aprofundado do que o de outros meios de comunicação, apesar de ter identificado, também, barreiras técnicas. Concluo observando que os sites das campanhas eleitorais vem, a cada ano, se modificando em função do desenvolvimento tecnológico e das necessidades, cada vez maiores, de uma sociedade que anseia por mais informaçõespt
dc.description.abstractAbstract: Electoral campaigns have moved into a new space formed by the World Wide Web, the Internet. This dissertation analyzes the use of websites in election campaigns in Brazil in the years 1998, 2000 and 2002. In these years mayoral, state governors and presidential campaigns were analyzed. The dissertation also discusses the role of the mass media, and in particular the Internet, in democratic societies. The methodologies used to study the media are analyzed and special attention is paid to the technique of content analysis. This method was adapted from the bibliography in order to empirically study the web sites selected in the three election periods. Over the short time period covered by this dissertation it was possible to identify an increasingly personal content in sites, at the same time as political discussion was seen to be more pragmatic, making proposals of a practical nature, than ideological. Websites in Brazil appear as tools which are capable of widening the democratic debate because they provide more content than is available in other media. The research also detected the role of technological change, as internet technology permits the use of new resources, these are incorporated into web sites which change to accompany technological evolution. Politicians who use websites seek to provide citizens with greater information than would be otherwise available, however, this is provided in a space which is increasingly configured and controlled in function of the needs and perceptions of the candidateen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDEZ, Rogerio Garcia. Campanhas eleitorais brasileiras na internet. 2005. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281568>. Acesso em: 5 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciência Políticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSpeck, Bruno Wilhelmpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMachado, Jorge Alberto S.pt_BR
dc.date.defense2005-04-28T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-05T22:09:59Z-
dc.date.accessioned2018-08-05T22:09:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-05T22:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernandez_RogerioGarcia_M.pdf: 1332166 bytes, checksum: ba596650497e4b5639dae41c9170f852 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281568-
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