Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321352
Type: TESE DIGITAL
Title: Práticas e implicações do peer review na trajetória dos egressos da pós-graduação = Peer review practices and implications on PhD's trajectory and professional career
Title Alternative: Peer review practices and implications on PhD's trajectory and professional career
Author: Pereira, Evandro José, 1990-
Advisor: Bin, Adriana, 1977-
Abstract: Resumo: Em todo o mundo, a formação de doutores e seus impactos é um tema de grande interesse, tanto da comunidade científica quanto da sociedade. Uma das grandes preocupações, que influenciam diretamente na carreira dos doutores é a origem do apoio que possibilitou a realização das pesquisas e a obtenção do título. Um dos principais empecilhos para obtenção de tal apoio são os rigorosos critérios de avaliação dos projetos de pesquisa. O peer review se apresenta neste cenário de avaliação como a técnica mais comumente aplicada e aceita internacionalmente. Nesta dissertação analisamos as políticas de formação de doutores ao redor do mundo, seus principais impactos, assim como limitações e desafios. Também reunimos literatura a respeito das variações do peer review, bem como críticas e perspectivas futuras desta prática. A FAPESP, principal agência de fomento do estado de São Paulo, utiliza o peer review para concessão de recursos aos doutorandos. Todavia, são escassos os estudos sobre a trajetória dos egressos, especialmente diferenciando a origem do apoio que receberam no doutorado. Por isso, o tema central dessa pesquisa foi investigar em que medida o peer review exerceu influência na trajetória dos doutores. Utilizando dados de um grupo de egressos da UNICAMP, segunda maior universidade concessora de títulos de doutorado do Brasil, foi realizado um amplo e original estudo estatístico investigando a trajetória dos doutores formados em um programa de pós-graduação nesta universidade a partir da comparação de três grupos: doutores que tiveram bolsa da FAPESP durante o doutorado; doutores que tiveram bolsa da CAPES/CNPq durante o doutorado; e doutores que realizaram o doutorado sem auxílio financeiro. Encontramos evidências que o peer review influencia a trajetória acadêmica e profissional dos egressos do doutorado, estando relacionado a um perfil de indivíduos que se destaca em termos de publicações de artigos e orientações e que estabelece vínculos empregatícios após a conclusão de sua formação de pesquisador (quando da conclusão do doutorado). Comparativamente, trata-se de um perfil mais próximo do grupo de ex-bolsistas CAPES/CNPq e mais distante do grupo que fez o doutorado sem bolsa

Abstract: Around the world, the PhD academic degree and its impacts is a topic of great interest in both scientific community and society. One of the major issues, which directly influence the careers of PhDs, is the financial support source, which made possible the development of research and the title acquisition. One of the main trammels to obtaining such support is the rigorous criteria for evaluating research. The peer review emerges in this scenario as the most commonly applied technique and internationally accepted evaluation criteria. Our research analyzed the doctorates programs policies around the world, its main impacts, as well as limitations and challenges. We also assembled literature about the changes in the peer review, the critics and future prospects for this practice. FAPESP, the main funding agency in the state of São Paulo, uses the peer review for allocating resources to PhD students. However, there are only few studies about PhD¿s trajectories; especially contrasting the origin of the support that they received in the doctorate. Therefore, the focus of this research was to investigate the peer review influence extension on the PhDs professional carriers. From a PhD sample, titled by University of Campinas, the second largest university to award PhDs titles in Brazil, we have made a great and original statistical founded study. We investigated the trajectory of PhDs, confronting three groups: PhDs that had FAPESP scholarship during the doctorate; PhDs who had the CAPES/CNPq scholarship; and PhDs without financial aid. We have found evidences that the peer review influences the academic and professional career of PhDs, and have correlations to an individual profiles that highlights when we considering amounts of papers publications and masterminds activities. Besides, we found peer review influence in employment after the PhD conclusion. Comparatively, it is a closer behavior of the CAPES/CNPq group and farther from without financial aid group
Subject: Pós-graduação
Avaliação
Bolsas de pesquisa
Formação profissional
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FCA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_EvandroJose_M.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.