Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Helena Maria Sant'ana Sampaio Anderypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a criação e implementação da Universidade da Floresta no Acre : uma discussão sobre conhecimentos tradicionaispt_BR
dc.title.alternativeA study on the creation and implementation of the Floresta University in Acre : a discussion of traditional Knowledgept_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ramayana Arrais, 1978-pt_BR
dc.contributor.advisorSampaio, Helena Maria Sant'Ana, 1961-pt_BR
dc.contributor.advisorAndery, Helena Maria Sant'ana Sampaiopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade da Floresta - Acrept_BR
dc.subjectPopulação tradicionalpt_BR
dc.subject.otherlanguageFloresta University - Acreen
dc.subject.otherlanguageHigher education - Acreen
dc.subject.otherlanguageIndigenous peoples - Education (Higher)en
dc.subject.otherlanguageTraditional populationen
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata do processo de criação e de implementação da Universidade da Floresta, no Acre. O principal diferencial da instituição, de acordo com os diversos atores envolvidos no projeto, consistia na "incorporação" dos conhecimentos tradicionais, ao lado do conhecimento científico e, para alguns atores, a também inclusão das populações indígenas e tradicionais no processo ensino-aprendizagem. O corpus da pesquisa compreende dados de diferentes naturezas: documentos (atas de eventos, projetos, artigos de jornais etc.), entrevistas estruturadas com os principais agentes desse processo e dados da observação de campo. O estudo mostra os diferentes entendimentos que os atores envolvidos no projeto dessa universidade têm sobre "conhecimento tradicional", o campo de luta que se formou em torno dessas diferentes acepções e como isso repercute na institucionalização de uma universidade na floresta que muito pouco preserva de sua concepção original. Palavras-chave: Universidade da Floresta, Acre, populações indígenas e tradicionais, conhecimentos tradicionaispt
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is about the process of creation and implementation of the Floresta University, in Acre. According to the different actors involved in the project, the main differential of the institution was the integration of the traditional knowledge with the scientific one; to others, the inclusion of the indigenous peoples and the traditional locations in the process of teaching and learning. The corpus of the survey is made of data from several sources: documents (event records, projects, newspaper articles, etc.), programmed interviews with the main agents in this proccess and data from field observation. The study shows the different conceptions that the actors involved in the project of that University have about the `traditional knowledge¿, the battlefield formed around the different meanings and how that reverberates in the institutionalization of a Floresta University in the forest, which preserves very little of its original idea. Keywords: Floresta University, Acre, indigenous and traditional peoples, traditional knowledgeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Ramayana Arrais. Um estudo sobre a criação e implementação da Universidade da Floresta no Acre: uma discussão sobre conhecimentos tradicionais. 2015. 1 recurso online (134 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiencias Sociais na Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePaulilo, André Luizpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCapiberibe, Artionka Manuela Góespt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber134802/2013-6pt_BR
dc.date.available2017-06-20T14:28:32Z-
dc.date.accessioned2017-06-20T14:28:32Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-20T14:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Albuquerque_RamayanaArrais_M.pdf: 1880717 bytes, checksum: ce4ae80275da6d46caa3ecba4fea57a6 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322224-
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Albuquerque_RamayanaArrais_M.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.