Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322238
Tipo: TESE DIGITAL
Título: Mapas medievais e de fantasia épica na geografia escolar do Ensino Médio : questionamentos das práticas do cartografar
Título(s) alternativo(s): Medieval and epic fantasy maps in high school geography lessons : questioning cartographic practices
Autor(es): Fabrício, Deyse Cristina Brito, 1989-
Orientador: Cazetta, Valéria
Abstract: Resumo: Esta pesquisa consiste na elaboração de atividades educativas para o Ensino Médio da educação básica com a temática da História da Cartografia, contemplando mapas-múndi medievais e mapeamentos literários presentes em livros de fantasia épica. As atividades foram realizadas numa escola pública do município de Campinas-SP, com o objetivo de implicar os estudantes para a temática da cartografia, suscitando questionamentos dos mapas hegemônicos, comumente apresentados em sala de aula. A cartografia hegemônica converte, geralmente, os mapas institucionais, confeccionados pelo Estado e difundidos na escola, na única concepção de mapas dos estudantes. Visando a ampliação dessas noções de cartografia e abrindo espaço para que os estudantes tivessem contato com mapas diferentes dos convencionais apresentados em sala de aula, foi realizada uma série de atividades com variadas linguagens, a partir de dois eixos complementares: 1. confecção de mapas pelos estudantes a partir da temática da fantasia épica; 2. observação e leitura de mapas medievais T-O. As atividades desenvolvidas foram discutidas no momento da entrevista, em que os estudantes contaram histórias e contextos que levaram à criação de seus próprios mapas

Abstract: This research involves the elaboration of educational activities for high school students under the theme of the History of Cartography, contemplating medieval world maps and literary maps present in books of epic fantasy. The activities were carried out in a public school in the city of Campinas-SP, with the aim of engaging students in the theme of cartography, raising questions about hegemonic maps which are commonly presented in the classroom. With hegemonic cartography, institutional maps, designed by the State and distributed in schools, are usually the only conception of maps that students have. With the goal of expanding these notions of cartography and opening up space for the students to have contact with maps that are different from the conventional ones presented in the classroom, we developed a series of activities involving a variety of languages, based on two complementary axes: 1. development of maps by the students based on the theme of epic fantasy; 2. observation and reading of T-O medieval maps. The developed activities were discussed at the moment of the interview when the students told stories and discussed the contexts that led to the creation of their own maps
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Mapas históricos
Mapas na educação
Geografia medieval - Mapas
Mapas - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:IG - Dissertação e Tese

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabricio_DeyseCristinaBrito_M.pdf6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.