Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Valéria Cazettapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (107 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleMapas medievais e de fantasia épica na geografia escolar do Ensino Médio : questionamentos das práticas do cartografarpt_BR
dc.title.alternativeMedieval and epic fantasy maps in high school geography lessons : questioning cartographic practicespt_BR
dc.contributor.authorFabrício, Deyse Cristina Brito, 1989-pt_BR
dc.contributor.advisorCazetta, Valériapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terrapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMapas históricospt_BR
dc.subjectMapas na educaçãopt_BR
dc.subjectGeografia medieval - Mapaspt_BR
dc.subjectMapas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherlanguageGeography - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguageHistorical mapsen
dc.subject.otherlanguageMaps in educationen
dc.subject.otherlanguageGeography, Medieval - Mapsen
dc.subject.otherlanguageMaps - Study and teachingen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa consiste na elaboração de atividades educativas para o Ensino Médio da educação básica com a temática da História da Cartografia, contemplando mapas-múndi medievais e mapeamentos literários presentes em livros de fantasia épica. As atividades foram realizadas numa escola pública do município de Campinas-SP, com o objetivo de implicar os estudantes para a temática da cartografia, suscitando questionamentos dos mapas hegemônicos, comumente apresentados em sala de aula. A cartografia hegemônica converte, geralmente, os mapas institucionais, confeccionados pelo Estado e difundidos na escola, na única concepção de mapas dos estudantes. Visando a ampliação dessas noções de cartografia e abrindo espaço para que os estudantes tivessem contato com mapas diferentes dos convencionais apresentados em sala de aula, foi realizada uma série de atividades com variadas linguagens, a partir de dois eixos complementares: 1. confecção de mapas pelos estudantes a partir da temática da fantasia épica; 2. observação e leitura de mapas medievais T-O. As atividades desenvolvidas foram discutidas no momento da entrevista, em que os estudantes contaram histórias e contextos que levaram à criação de seus próprios mapaspt
dc.description.abstractAbstract: This research involves the elaboration of educational activities for high school students under the theme of the History of Cartography, contemplating medieval world maps and literary maps present in books of epic fantasy. The activities were carried out in a public school in the city of Campinas-SP, with the aim of engaging students in the theme of cartography, raising questions about hegemonic maps which are commonly presented in the classroom. With hegemonic cartography, institutional maps, designed by the State and distributed in schools, are usually the only conception of maps that students have. With the goal of expanding these notions of cartography and opening up space for the students to have contact with maps that are different from the conventional ones presented in the classroom, we developed a series of activities involving a variety of languages, based on two complementary axes: 1. development of maps by the students based on the theme of epic fantasy; 2. observation and reading of T-O medieval maps. The developed activities were discussed at the moment of the interview when the students told stories and discussed the contexts that led to the creation of their own mapsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationFABRÍCIO, Deyse Cristina Brito. Mapas medievais e de fantasia épica na geografia escolar do Ensino Médio: questionamentos das práticas do cartografar. 2017. 1 recurso online (107 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Ensino e História de Ciências da Terrapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGonçalves, Pedro Wagnerpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGirardi, Giselept_BR
dc.date.defense2017-02-09T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-06-14T17:52:57Z-
dc.date.accessioned2017-06-14T17:52:57Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-14T17:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabricio_DeyseCristinaBrito_M.pdf: 6183749 bytes, checksum: 14f6ac5d6db8b7299540f2d5ebb5d65a (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322238-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IG - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabricio_DeyseCristinaBrito_M.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.