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Type: TESE DIGITAL
Title: A web 2.0 e a emergência dos conceitos de "peer production" e "crowdsourcing"
Title Alternative: The web 2.0 and the birth of the "peer production" and "crowdsourcing"
Author: Suguiy, Guilherme Masayuki, 1987-
Advisor: Gitahy, Leda Maria Caira, 1949-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir os conceitos de "peer production" e "crowdsourcing", que surgem associados à emergência da chamada Web 2.0, caracterizá-los e compará-los com exemplos práticos para termos uma visualização mais concreta desses fenômenos e observar se há diferenças entre os termos ou se são apenas sinônimos. A Web 2.0, com a sua orientação à interatividade, permitiu alterar a dinâmica da relação entre os consumidores (que já não eram vistos como meros atores passivos) e produtores, abrindo espaço para a expansão da cooperação entre ambos. A massificação da internet permitiu unir vários desses "novos consumidores" trazendo à tona a colaboração em massa, onde diversas pessoas, em diferentes localidades, trabalham juntas para um mesmo fim. Peer production e crowdsourcing são alguns dos nomes que podem ser encontrados na literatura para descrever casos desse fenômeno. Alguns autores consideram esses nomes como sinônimos, outros consideram que um nome se refere a um tipo de outro (i.e: crowdsourcing é um tipo de peer production), outros consideram que cada nome se refere a fenômenos diferentes. Sendo uma área de pesquisa relativamente recente, essa multiplicidade de nomes e interpretações não é surpreendente. Este trabalho conclui que ambos os termos, apesar de apresentar similaridades, são diferentes o suficiente para serem tratados como fenômenos distintos

Abstract: The objective of this dissertation is to discuss and characterize the concepts and examples of "peer production" and "crowdsourcing" in order to have a better understanding of what these phenomena entail and whether they can be considered distinct or synonymous terms. These terms are associated with the emergence of the Web 2.0. The Web 2.0, being interactive oriented, allowed to alter the dynamics of the relationship between consumers (which were not seen as mere passive actors) and producers, creating a space for the expansion of a cooperative work between them. The massification of the internet allowed to coalesce many of these "new consumers", bringing forth the mass collaboration, where people from various places work together towards a common goal. Peer production and crowdsourcing are some of the names found in the literature to describe such occurrence. Some authors consider both names are synonym, others consider that one is a type of another (i.e: crowdsourcing is a type of peer production), while others consider both to be referring to different things. Being a relatively new area of research, this multiplicity of names and interpretations is not surprising. This work concludes that, despite presenting similarities, both have enough differences to be treated as distinct phenomena
Subject: Redes colaborativas
Parceria em pesquisa e desenvolvimento
Web 2.0
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IG - Dissertação e Tese

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