Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322611
Type: TESE DIGITAL
Title: Análise crítica do projeto do pavimento urbano de Campinas
Title Alternative: Critical analysis of the Campinas urban pavement project
Author: Camargo, Egberto Luiz Penteado de Arruda, 1960-
Advisor: Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-
Abstract: Resumo: As cidades modernas apresentam constante aumento da sua população. Campinas, localizada no Estado de São Paulo reflete a característica do Estado e apresenta constante taxa de crescimento populacional a qual corresponde um crescente aumento dos bairros periféricos. O deslocamento dos moradores dessas áreas remotas até o centro da cidade é realizado basicamente por ônibus urbanos, o que força a um constante crescimento da malha viária. Os pavimentos urbanos de Campinas são construídos conforme seções transversais fixas, procedimento também utilizado em outras cidades brasileiras, porém no caso de Campinas alguns destes pavimentos apresentavam vida útil muito inferior à média observada no Brasil. Este trabalho procurou então estabelecer uma análise crítica sobre os processos de projeto e das especificações empregadas pela municipalidade. Foi observado que as seções transversais praticadas estavam sub-dimensionadas através do emprego de camadas de base granulares com espessuras fixas e inferiores a 0,10m, a dispensa no emprego de camada de sub-base e consideração de sub-leito com CBR igual ou superior a 20%, situação não típica para nenhuma área do município. Evidentemente o custo de construção destes pavimentos é mais baixo do que outros adequadamente dimensionados permitindo, portanto, uma maior área pavimentada a cada gestão municipal. Esta última vantagem atraiu as administrações de outras cidades da região metropolitana a praticarem as seções de Campinas. Assim, após a avaliação crítica foram sugeridas novas seções transversais para a cidade de Campinas, dimensionadas por método consagrado e largamente utilizado no Brasil

Abstract: Modern cities are constantly increasing in population. Campinas, located in the State of São Paulo reflects the characteristic of the State and presents a constant rate of population growth which corresponds to an increasing increase of the peripheral districts. The displacement of the inhabitants of these remote areas to the center of the city is carried out basically by urban buses, which forces to a constant growth of the road network. The urban pavements of Campinas are constructed according to fixed transverse sections, a procedure also used in other Brazilian cities, but in the case of Campinas some of these pavements had a useful life much lower than the average observed in Brazil. This work then sought to establish a critical analysis of the design processes and specifications used by the municipality. It was observed that the cross sections practiced were sub-dimensioned through the use of granular base layers with fixed thicknesses and lower than 0.10m, the exemption in the use of sub-base layer and consideration of sub-grade with CBR equal to or greater than 20 %, A situation not typical for any area of the municipality. Obviously the cost of construction of these pavements is lower than others suitably sized thus allowing a greater paved area to each municipal management. This last advantage attracted the administrations of other cities of the metropolitan region to practice the sections of Campinas. Thus, after the critical evaluation, new cross sections were suggested for the city of Campinas, sized by method consecrated and widely used in Brazil
Subject: Especificações
Pavimentos
Planejamento urbano
Estrutura de camadas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Camargo_EgbertoLuizPenteadoDeArruda_M.pdf5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.