Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331671
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Uma aventura da alegria e do risco : narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses
Title Alternative: An adventure of happiness and risk : narratives of a physical education teacher on teaching of circus activities
Author: Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
Advisor: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Abstract: Resumo: A perspectiva deste trabalho é a de um professor de Educação Física que percebe a necessidade do estudo e busca renovar suas práticas. Esse professor vê no circo um grande potencial educativo e, portanto, procura conhecimentos e formas de trabalhar o circo como conteúdo, respeitando sua história e riqueza cultural e procurando trabalhar esse conteúdo de forma contextualizada. Como professor, fui ao encontro do circo com um enorme encantamento por sua alegria e com uma ávida busca de renovação das minhas aulas, e foi exatamente isso que o circo proporcionou para a minha prática pedagógica. Essa experiência foi tão significativa que eu senti a necessidade de compartilhá-la com os colegas de profissão e, assim, planejei e ofereci uma formação voltada para professores e professoras da rede pública de uma cidade do interior de São Paulo que também desejavam trabalhar o circo em suas aulas. Entendendo que a formação permanente só faz sentido se houver uma reflexão contextualizada da prática educativa, busquei construir um espaço para que os docentes pudessem trocar suas experiências e reflexões. Assim, essa formação foi pensada de modo a proporcionar a estes docentes meios para planejar e iniciar, ou pelo menos experimentarem, o trabalho com as atividades circenses em suas respectivas escolas e, posteriormente, poderem compartilhar e refletir sobre essas experiências. Ao longo desta tese, compartilho meus caminhos, minhas conquistas, meus tropeços, minhas dificuldades, aprendizados e reflexões realizadas nesse processo de imersão nas atividades circenses tanto como professor quanto como mediador de uma formação para outros professores. Trata-se de uma pesquisa sobre minha própria prática na qual busquei analisar os conhecimentos que me permitiram desenvolver o circo como conhecimento curricular no âmbito da Educação Física escolar, mesmo que dentro de certos limites, já que não sou um especialista no assunto. Trago aqui narrativas sobre minha trajetória no trabalho com o circo nas aulas de Educação Física não porque considero minha trajetória especial, mas justamente pela consciência de que ela se assemelha a outras tantas trajetórias docentes. E, por ser semelhante à trajetória de tantos outros docentes, talvez a minha experiência possa contribuir com outros colegas em formação. Não se trata, portanto, de apenas um exercício de autorreflexão, mas de um esforço para analisar a minha prática docente, buscando trazer para o debate as principais dificuldades, aprendizados e conquistas nesse processo de ensino do circo na escola

Abstract: The perspective of this work is of an Physical Education teacher who realize the necessity for study and seeks to renew his pedagogical practice. This teacher sees in circus a great educational potential, so he looks for training and ways of work circus as a educational content, respecting its history and cultural heritage, seeking to work this content in a contextualized way. As a teacher, I pursue the circus with a great enchantment for its joy and with an avid search for renewal of my classes, and that is exactly what the circus provided for my pedagogical practice. This experience was so significant that I felt the need to share it with my professional colleagues, so I planned and offered a training to teachers of the public schools of a city in the interior of São Paulo, which also wanted to work the circus in their classes. Understanding that the permanent formation only makes sense if there is a contextualized reflection in the educational practice, I tried to turn this training in a place where teachers could share their experiences and reflections. Thus, this training was designed in such a way as to provide these teachers with the means to plan and to start, or at least to experience, the work with circus activities in their schools. Throughout this thesis, I share my paths, my achievements, my difficulties, my learning process and my reflections in this process of immersion in circus activities both as teacher and mediator of a training to other teachers. This is a research about my own practice. I sought to analyze the knowledge that allowed me to develop the circus as a curricular content in the scope of Physical Education school. I¿m not bringing narratives about my trajectory in the work with the circus in Physical Education classes because I think that my trajectory is special, but precisely because I¿m aware that it is just like other educational trajectories. And because its awareness about my trajectory is so like the many others, my experience may contribute to other teachers. This research is not only just a self-reflection exercise, more than that, it is an effort to analyze my teaching practice to bring to the pedagogical debate the main difficulties, learnings and achievements in this process of teaching the circus at school
Subject: Circo
Educação física escolar
Formação continuada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chioda_RodrigoAntonio_D.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.