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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estudo de piso intertravado de concreto com resíduo de borracha de pneus inservíveis visando a redução de consumo de cimento
Title Alternative: Study of interlocked concrete floor with rubber waste of unserviceable tire in order to reduce cement consumption
Author: Fronza, Renata, 1983-
Advisor: Lintz, Rosa Cristina Cecche, 1971-
Abstract: Resumo: A indústria da construção civil vem colaborando nos estudos no que tange o reaproveitamento de diversos resíduos retirados do meio ambiente. Esta alternativa viabiliza a redução do consumo de matéria-prima natural e visa à redução do impacto ambiental gerado pela disposição inadequada destes resíduos. Neste trabalho foi investigada a incorporação de resíduo de borracha de pneus inservíveis na produção de pisos intertravados de concreto. O uso dos pisos intertravados confere alta resistência mecânica, facilidade de manutenção e permite a percolação de água no pavimento. O resíduo utilizado possui formato de fibras, sendo obtido nas indústrias de reciclagem de pneus. Foram estudados os traços do concreto de referência (sem incorporação de borracha) e os traços de concreto com resíduo de borracha, com consumo de cimento inferior ao utilizado por SILVA (2014) e também menor granulometria das fibras de borracha, visando à redução de custos na fabricação dos pisos intertravados. O resíduo de borracha foi incorporado no concreto substituindo-se a areia parcialmente nas porcentagens de 5%, 10% e 20%. Foram moldados os pisos e realizados ensaios preconizados pelas normas brasileiras, tais como: resistência à compressão, absorção de água, resistência à abrasão e resistência ao impacto com o objetivo de se verificar a viabilidade técnica da reutilização do resíduo como substituto parcial da areia. Também foram realizados os ensaios de microscopia (MEV) em amostras dos traços de concreto e análise estatística dos dados dos ensaios de resistência à compressão dos pisos. Os resultados do ensaio resistência à compressão mostraram viabilidade no uso de pisos de concreto com 0%, 5% e 10% de incorporação de resíduo de borracha, com exceção dos pisos com 20% de borracha que apresentaram resistência à compressão inferior ao limite mínimo de 35 MPa estabelecido pela ABNT NBR 9781:2013. Foram comparados os resultados obtidos nos ensaios com os resultados de SILVA (2014)

Abstract: The construction industry has been collaborating in studies regarding the recycling of various waste collected from the environment. This alternative makes it possible to reduce the consumption of natural raw materials and is aimed at reducing the environmental impact generated by the improper disposal of these waste. In this study, we investigated the incorporation of unserviceable tire rubber to produce interlocked concrete floor. The use of interlocked floors gives high mechanical strength, ease of maintenance and allows the percolation of water on the pavement. The rubber waste has a lamellar shape and has been obtained in tire recycling industries. The concrete traces of reference (without incorporation of rubber) and concrete traces with rubber waste were studied, with consumption lower cement to that used by Silva (2014) and also smaller particle size of the rubber fibers in order to reduce costs in the manufacture of interlocked floors. The rubber waste is embedded in the concrete by replacing partially the sand in percentages of 5%, 10% e 20%. Floors will be molded and tests advocated by Brazilian standards, such as will be realized: compressive strength, water absorption, abrasion resistance and impact resistance with the goal of verifying the feasibility of reusing waste as a partial substitute replacement of sand. It was also performed tests microscopy (MEV) in samples concrete mixtures and statistical analysis of the compression strength testing of floors. The results of the compressive strength test showed viability in the use of concrete floors with 0%, 5% and 10% rubber waste incorporation, except for floors with 20% of rubber wich showed a compressive strength lower than the minimum limit of 35 MPa set by NBR 9781: 2013. The tests results were compared to SILVA (2014) results
Subject: Resíduos como material de construção
Pisos de concreto
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FRONZA, Renata. Estudo de piso intertravado de concreto com resíduo de borracha de pneus inservíveis visando a redução de consumo de cimento. 2016. 1 recurso online (98 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

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