Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334166
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
Title Alternative: Creation of preference models from web texts : a case study in fashion sector
Author: Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
Advisor: Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Abstract: Resumo: O mercado da moda é um dos mercados mais importantes para a economia no Brasil, está composto por aproximadamente 285,1 mil empresas, geralmente de pequeno e médio porte. Este mercado é caracterizado por seu comportamento dinâmico, poucas vezes estável ou linear, o que significa que a demanda de seus produtos varia facilmente e que é difícil conhecer com antecipação quais produtos terão um aumento na demanda. Isso ocorre porque o mercado da moda é influenciado por diversos ambientes, o que aumenta sua complexidade. Esse comportamento dinâmico faz com que as pequenas e médias empresas da moda tenham dificuldade para obter conhecimento sobre os produtos de interesse do consumidor, fazendo que aumente o risco de perda de produção e diminuía a competitividade dessas empresas. Baseado no problema identificado nas empresas do setor da moda, esta pesquisa tem como objetivo geral automatizar os processos de extração, análise e representação do conhecimento sobre as tendências do mercado. Propõe-se um processo para a criação de modelos de preferências dos produtos do segmento de vestuário a partir da informação da web de líderes de opinião do setor da moda. O processo proposto contempla o uso de técnicas de web scraping, mineração de dados e processamento de linguagem natural. O resultado final são modelos de preferência por tipo de produto da moda. Esses modelos estruturam o conhecimento obtido por meio de textos, visando mostrar paras os tomadores de decisão as características que satisfazem melhor as preferências dos consumidores para cada tipo de produto do setor da moda

Abstract: The fashion market is one of the most important markets in the Brazilian economy. It is composed of around 285.1 million enterprises, most of them small and medium-sized enterprises. The fashion market is characterized by its dynamic behavior, having little to none stable or linear trends. That dynamic behavior means that products¿ demand varies frequently, making hard to foresee which products will have a demand increase. That dynamic behavior also makes enterprises to have issues when trying to know about consumers¿ preference on products, increasing the risk of production loss and reducing the competitiveness of these enterprises. Based on the problem identified in fashion market enterprises, this research has as its general goal to automatize the processes for knowledge extraction, analysis, and representation of market trends. The author proposes a process for the creation of preference models in the clothing sector from information published on the web by opinion leaders in fashion. The proposed process contemplates the use of web scrapping, data mining, and natural language processing techniques. The final results are preference models for each kind of fashion product. Those models structure the knowledge obtained from texts, aiming to show decision-makers the characteristics that satisfy consumers¿ preferences better, for each kind of fashion product
Subject: Mineração de dados (Computação)
Processamento de linguagem natural (Computação)
Moda - Brasil
Sistemas de suporte de decisão
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334166>. Acesso em: 6 jun. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TorresCarreno_LuzAmparo_M.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.