Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335208
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Processo criativo da Árvore no Deserto : acrobacias na dramaturgia = Creative process of Árvore no Deserto: acrobatics in dramaturgy
Title Alternative: Creative process of Árvore no Deserto : acrobatics in dramaturgy
Author: Bergamasco, José Guilherme Pereira, 1983-
Advisor: Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa o processo criativo do espetáculo "Árvore no Deserto", concebido pelo grupo de teatro "Ponte pra Lua" nos anos de 2011-2012. Trata-se de um "estudo de caso" cujo objetivo principal foi analisar as possibilidades de colaboração entre as linguagens do circo e do teatro para a composição de uma poética que contemplasse o risco e a imprevisibilidade da performance ao vivo como recurso de uma dramaturgia da cena. Em especial, foram trabalhados o treinamento físico e o resgate histórico do circo tradicional para uma análise mais aguçada do treinamento acrobático do grupo no processo criativo da "Árvore no Deserto", bem como as estratégias do grupo para utilização das acrobacias em função da dramaturgia da cena. Os dados para essa análise foram obtidos por meio de entrevistas, fotos, vídeos, bem como anotações em caderno de campo. Para o processo criativo do espetáculo, o grupo se valeu da compilação de um conjunto de textos. A análise nos leva a concluir que o grupo não mistura as linguagens criando uma nova linguagem, mas sim mantem as propriedades de cada uma delas, potencializando a atuação, a dramaturgia e a poética cênica. Ao mesmo tempo, cria-se a estratégia adotada para a definição do uso das acrobacias na dramaturgia da cena

Abstract: This research analyzes the creative process of the show Árvore no Deserto, conceived by the theater group "Ponte Pra Lua" from 2011-2012. The research approaches the case study whose main objective was to analyze the possibilities of collaboration between the circus and theater performing arts, with the resources from a scene dramaturgy. The information for the analyzes was obtained through interviews, photos, videos, and well as annotations from field work notes. Especially for this research, the physical training and the historical influence of the traditional circus arts were approached in a way to analyze in depth the acrobatic training of the group in the creative process of Árvore no Deserto, as well as the group¿s strategies for the use of acrobatics and fieldwork. For this creative process, the group utilized a compilation of notes. The analysis makes us conclude that the group does not mix the languages in order to create a new means of art, but its idea is to maintain the properties of each one of them, giving them more potential for drama, theater, and poetic scene work. At the same time, it creates a strategy adopted for the definition of the use of aerial acrobatics in the drama scene work
Subject: Circo
Acrobacias
Dramaturgia do corpo
Preparação física
Linguagem corporal
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BERGAMASCO, José Guilherme Pereira. Processo criativo da Árvore no Deserto: acrobacias na dramaturgia = Creative process of Árvore no Deserto: acrobatics in dramaturgy. 2019. 1 recurso online (183 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bergamasco_JoseGuilhermePereira_M.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.