Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342988
Type: Artigo
Title: Efeito de estratégias educativas na qualidade do sono de pessoas com diabetes: ensaio clínico randomizado
Title Alternative: Effect of educational strategies on the sleep quality of people with diabetes: randomized clinical trial
Author: Pereira, F.H.
Trevisan, D.D.
Lourenço, D.S.
Da Silva, J.B.
De Melo Lima, M.H.
Abstract: Avaliar o efeito de estratégias educativas sobre a qualidade do sono e sua relação com o estresse emocional associado com o diabetes em pessoas com DM2. Ensaio clínico randomizado com dois grupos. O grupo 1 (G1, n = 45) recebeu orientações verbais e folhetos sobre estratégias de higiene do sono; o grupo 2 (G2, n = 46), orientações usuais das unidades de saúde sobre autocuidado com os pés. O sono foi avaliado pelo Pittsburgh Sleep Quality Inventory (PSQI-BR), e o estresse emocional, pelo Diabe-tes Distress Scale (B-DDS). Utilizaram-se modelos lineares de efeitos mistos e modelo de regressão linear para as análises estatísticas. No final do seguimento, verificou-se melhora da qualidade do sono (p = 0,02) no G1. Baixo escore de estresse emocional(p = 0,03), ser do sexo masculino (p = 0,02), pertencer ao G1 (p = 0,002) e idade (p = 0,04) contribuíram para melhor qualidade do sono. Orientações educativas sobre a higiene do sono em pacientes com DM2 foram efetivas na melhora da pontuação da qualidade do sono, mensurada pelo instrumento PSQI-BR, e do estresse emocional relacionado ao diabetes, avaliado pelo instrumento do B-DDS
Subject: Higiene do sono
Diabetes mellitus tipo 2
Country: Colombia
Editor: Universidad de la Sabana
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5294/aqui.2019.19.3.2
Address: https://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/10120
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FENF - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85073394371.pdf467.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.