Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343825
Type: Artigo
Title: Governança no processo de formação do engenheiro
Author: Sartori, Marcos Paulo Lallo
Rutkowski, Emília Wanda
Monteiro, Ana Maria Goes
Assis, Ana Elisa Spaolonzi
Zuffo, Antonio Carlos
Abstract: O artigo apresenta estratégias de governança que podem ser utilizadas no processo de formação do engenheiro no Brasil. A partir da definição de governança e das competências dos egressos de engenharia no país, quatro estratégias são analisadas como práticas didáticas. A análise foi realizada por meio da compilação de estratégias de trabalho utilizadas em sala de aula e de experiências que mais se aproximam da governança, bem como da avaliação da pertinência de suas práticas em cursos superiores, em específico, nos cursos de engenharia. O método, tanto para a reunião de estratégias de trabalho e experiências, como para a avaliação da pertinência, tomou como base as publicações relacionadas ao tema e à experiência prévia dos autores. As estratégias selecionadas se mostraram viáveis não apenas aos cursos de engenharia, mas também para aqueles cursos que objetivem a autoformação tanto do professor como do aluno, ao abordarem situações inesperadas sob uma visão moderna e multidisciplinar do ensino
Subject: Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Country: Brasil
Editor: Associacao Brasileira de Engenharia de Producao (A B E P R O)
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.15552/2236-0158/abenge.v35n1p3-12
Address: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/viewFile/296/515
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.