Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343858
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Title Alternative: Problem-based learning in the design of facilities building systems
Author: Araujo, Leticia Santos Machado de, 1975
Advisor: Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
Abstract: Resumo: A abordagem baseada em problemas (ABP) se caracteriza pelo uso de situações reais para estimular a aquisição dos fundamentos dos conteúdos técnicos da área estudada e o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades para solucionar problemas. Esta tese tem como objetivo propor diretrizes para a aplicação da ABP nas disciplinas de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários (SPHS) do curso de graduação em Engenharia Civil. Para tanto, foi desenvolvido um mapeamento sistemático da literatura, que resultou em uma classificação dos estudos levantados segundo o nível de aplicação e na coleta de evidências das vantagens e dificuldades para a implementação da ABP em disciplinas da Engenharia Civil. Em paralelo, foi desenvolvida uma pesquisa-ação (PA) em duas disciplinas que abordam o projetos dos SPHS, em conjunto com um levantamento junto a docentes de outras instituições de ensino superior brasileiras (IES). No levantamento em outras IES foram identificadas as principais dificuldades apresentadas pelos alunos e as estratégias de ensino-aprendizagem mais recomendadas. A avaliação da PA, efetuada por um total de cento e trinta e um alunos em uma das disciplinas e quarenta e dois na outra, além de dois docentes e quatro auxiliares, indicou satisfação com a metodologia empregada, apesar do aumento da carga de trabalho. A partir disso, foram propostas dez diretrizes que contemplam as diferentes fases para a implementação da ABP, desde o levantamento das informações relativas à disciplina e às dificuldades dos alunos, passando pela elaboração dos enunciados, desenvolvimento propriamente dito, avaliação e feedback. Para a aplicação bem-sucedida das diretrizes propostas é fundamental que os docentes possuam experiência em sala e domínio do conteúdo abordado

Abstract: The problem-based learning (PBL) approach is characterized by the use of real-life situation in order to stimulate the acquirement of the technical content fundamentals within the area of study and the development of critical thinking and problem-solving skills. This thesis aims to propose PBL application guidelines in facilities building systems (FBS) project subjects inside the undergraduate course in Civil Engineering. For that matter, a systematic mapping of the literature was developed, resulting in a rating of set up studies according to the application level and also the gathering of evidences for advantages and difficulties of PBL implementation in Civil Engineering subjects. Paralleling that, a research-action (RA) was developed in two subjects that approach FBS projects along surveys with teachers of other Brazilian higher education institutes (HEI). In the survey in other HEI¿s, the main difficulties shown by students and the most recommended teaching-learning strategies were identified. The RA evaluation ¿ performed by a total of one hundred thirty-one students in one of the subjects and forty-two students in the other one, along two professors and four auxiliary ¿ indicated satisfaction with the employed methodology, though associated workload rose. From this point, ten guidelines that encompass the different stages to PBL implementation were proposed, starting by setting up the information related to the subjects, passing by statement formulation, development strictly speaking, evaluation and feedback. For the successful application of the proposed guidelines, it is essential that professor have experience in the classroom and master the content covered
Subject: Ensino
Educação
Projeto
Instalações hidráulicas e sanitárias
Aprendizagem baseada em problemas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ARAUJO, Leticia Santos Machado de. Abordagem baseada em problemas no ensino do projeto de sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2020. 1 recurso online (283 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Araujo_LeticiaSantosMachadoDe_D.pdf7.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.