Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345720
Type: Artigo
Title: Dinâmicas que ensinam: a metodologia de projeto no ensino de arquitetura
Author: Moreira, Daniel de Carvalho
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
Beltramin, Renata Maria Geraldini
Abstract: Este trabalho apresenta várias dinâmicas de ensino dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As experiências tocaram em questões relacionadas ao processo de projeto em arquitetura. O processo de projeto é entendido como um ciclo de atividades que compreende a concepção, a descrição, a construção e o uso do espaço construído. É dada ênfase às reflexões sobre o programa arquitetônico e às possíveis dinâmicas para a fase analítica do projeto. Dinâmicas são consideradas importantes, pois estimulam novos pontos de vista e oferecem alternativas ao projetista na resolução de problemas. No ensino, elas podem surpreender alunos e professores, além de estimular novos nichos de pesquisa acadêmica. A relação ensino-pesquisa no ensino superior é discutida. São apresentadas experiências de disciplinas distintas de graduação e pós-graduação. Um curso de curta duração contribuiu também com outras lições e dinâmicas. O propósito do presente artigo é apresentar as dinâmicas aplicadas, independentemente da situação original em que foram ministradas, e discutir as contribuições e resultados obtidos nessas experiências, especialmente em relação às pedagogias específicas em metodologia de projeto em arquitetura
Subject: Arquitetura
Ensino
Country: Brasil
Editor: USP - Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.11606/gtp.v11i1.99197
Address: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/99197
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.