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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software
Title Alternative: Strategies for customer value creation in agile software teams
Author: Sambinelli, Fernando, 1981-
Advisor: Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Abstract: Resumo: A capacidade de uma organização em criar valor para seus clientes é de fundamental importância para seu sucesso no mundo dos negócios. Para gerenciar eficientemente o processo de criação de valor, é importante identificar as estratégias mais adequadas e as dificuldades mais relevantes, bem como desenvolver formas de lidar com elas. Embora a indústria de software tenha adotado extensivamente métodos ágeis, incluindo Extreme Programming e Scrum, que possuem uma ênfase explícita na entrega adiantada e contínua de software de valor, poucas pesquisas examinaram empiricamente a criação de valor para o cliente no Desenvolvimento Ágil de Software. A compreensão desse processo pode ajudar a determinar em que ponto concentrar os esforços de gerenciamento (e recursos financeiros associados) do ponto de vista prático, e em que temas focar os esforços de pesquisa a partir de uma perspectiva acadêmica. Uma pesquisa empírica de métodos mistos foi realizada, em duas partes, com profissionais de software, que atuavam em equipes ágeis no Brasil, para entender os elementos que constituem as estratégias de criação de valor para o cliente, os fatores relacionados e as barreiras para adoção. Na primeira parte, foi conduzido um survey exploratório sobre o estado da prática da adoção de estratégias para criação de valor para o cliente no Desenvolvimento Ágil de Software, com a participação de 378 profissionais de software pertencentes a 123 empresas brasileiras. Na segunda parte, foram realizados estudos de casos múltiplos, utilizando-se grupos focais e surveys de avaliação, envolvendo cinco empresas de software e quase 300 colaboradores. Esta tese apresenta três novas contribuições: a análise empírica da criação de valor para o cliente em empresas que adotam métodos ágeis, seu contexto de uso, métricas, desafios e benefícios percebidos; os fatores que influenciam a adoção de estratégias para criação de valor para o cliente e as evidências empíricas dos elementos fundamentais que formam as estratégias para criação de valor para o cliente e as barreiras enfrentadas pelas equipes ágeis

Abstract: An organization's ability to create customer value has fundamental importance to its success in the competitive market. It is important to identify the most appropriate strategies and the most relevant difficulties to manage the value creation process effectively, to develop ways to deal with them. Although the software industry has extensively adopted agile methods, including Extreme Programming and Scrum, both having an explicit emphasis on early and continuous delivery of valuable software, few studies have empirically examined the customer value creation in Agile Software Development. Understanding this process could help determine where to focus management efforts (and related financial resources) from a practical stand-point and where to focus research efforts from an academic perspective. Empirical research of mixed methods was conducted, in two parts, composed of professionals, who worked in agile teams in Brazil, to understand the elements that constitute the strategies for creating value for the client, the related factors, and the barriers to adoption. In the first part, an exploratory survey was conducted on the state of the practice of adopting strategies to create customer value in Agile Software Development, with the participation of 378 software professionals belonging to 123 Brazilian companies. In the second part, multiple case studies were carried out, using focus groups and assessment surveys, involving five software organizations and almost 300 employees. This thesis presents three new contributions: an empirical analysis of the customer value creation in software companies that adopt agile methods, their context of use, metrics, challenges, and perceived benefits; the factors that influence the adoption of strategies to create customer value; empirical evidence of the fundamental elements that form the strategies for creating customer value and the barriers faced by agile teams
Subject: Desenvolvimento ágil de software
Engenharia de software
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SAMBINELLI, Fernando. Estratégias para criação de valor para o cliente em equipes ágeis de software. 2020. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

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