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Type: Artigo
Title: Otimização de rotas de ônibus baseada em demanda obtida por dados de posicionamento GNSS
Title Alternative: Bus Route Optimization based on Demand obtained by GNSS Positioning Data
Author: Oliveira, Henrique Candido de
Santos, Rafael Lino dos
Barbosa, Luciano Aparecido
Costa, Diogenes Cortijo
Barbosa, Ricardo Antunes
Sousa, Rafael Pereira de
Abstract: O crescimento urbano na perspectiva de território e população se tornou uma das maiores preocupações deste século. Em função deste fenômeno, órgãos de planejamento e gestão de transporte público do país buscam ofertar um serviço de qualidade baseado em um sistema otimizado da rede de transporte. Entender a demanda de passageiros constitui-se como uma tarefa fundamental deste processo. Assim, o método proposto neste trabalho prevê a determinação da demanda de volume de passageiros de forma automatizada a partir de dados de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) fornecidos por uma plataforma IoT (Internet of Things). O trabalho tem por objetivo identificar variações de demanda de passageiros, a partir do uso de mapas de densidade, e otimizar rotas do serviço de transporte público, tendo a Universidade Estadual de Campinas como área de estudo. Experimentos foram realizados a partir de uma das rotas que compreendem o sistema de transporte da Universidade. Os resultados foram satisfatórios, pois apresentaram uma redução de 1,43 km em relação ao percurso realizado pela rota original, representando um impacto financeiro inicial de aproximadamente 18% de redução do custo total anual com a contratação de serviço de transporte. Portanto, o método apresenta-se como uma alternativa viável para obtenção de dados fundamentais para tarefa de roteirização para as linhas de ônibus do campus, podendo ser replicado para os demais trajetos que compõem o sistema de transporte público da Universidade
metadata.dc.description.abstractalternative: Urban growing from the perspective of territory and population became one of the main world’s concerns of this century. Due to this phenomenon, public transportation management agencies seek to provide a high level of service based on an optimized transportation network systems. Understanding the demand level is an important task in this process. Thus, the proposed method aims to define automatically the variation of bus passengers demand using GNSS (Global Navigation Satellite System) positioning data provided by an Internet of Things (IoT) platform. In addition, this work aims to identify variations on passenger volume through density maps and optimize public transport service routes. The University of Campinas was set as the study area. Experiments were performed from one of the routes of the university transportation system. The results were satisfactory, as they showed a reduction of 1.43 km in distance compared to the original route, which represents an initial cost expense reduction of 18% to the annual transportation service contract. Therefore, the method presents itself as a feasible alternative for obtaining fundamental data for routing tasks for campus bus lines, and it can be replicated for the other routes of the university's public transport system
Subject: Internet das coisas
Transporte
Country: Brasil
Editor: Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodesia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.14393/rbcv72n2-51511
Address: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/51511
Date Issue: 2020
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