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Type: Artigo
Title: A inserção da regulamentação da profissão na área de educação física, dez anos depois: embates, debates e perspectivas
Title Alternative: The insertion of the regulation of the profession in the area of physical education, ten years later: perspectives, strike and debates
Author: Almeida, Marco Bettine
Montagner, Paulo César
Gutierrez, Gustavo Luis
Abstract: Este texto discute alguns aspectos da regulamentação da profissão na área da Educação Física, seu desenvolvimento e a participação dos principais sujeitos políticos. Frente a um tema atual e polêmico, procuramos fazer uma apresentação objetiva e abrangente do seu desenvolvimento e ilustrar as posições e argumentos dos sujeitos que participam do debate. Para tanto, iniciamos apresentando aspectos importantes da regulamentação das profissões, para depois elaborar uma análise da lei e resoluções do Conselho destacando: (a) o seu significado; (b) atribuições e competências; (c) o limite para a fiscalização e do poder de policia e (d) apontar as atividades típicas do profissional. A título de fechamento, descrevemos aspectos de uma polêmica bastante recente, a subordinação da dança, yoga, artes marciais ao Conselho Federal de Educação Física.
metadata.dc.description.abstractalternative: This text argues some questions controversies on the regulation of the profession. Our interest is to give a theoretical basement of a side, and to hear the citizens directly related on these controversies of another one. For this we first decide to clarify the initial aspects of the regulation of the professions, stops later making an analysis of the law and resolutions of the Advice presenting: (a) the meaning; (b) attributions and abilities; (c) the limit for the fiscalization and of the power of polices and (d) to point the typical activities of the professional. Concluded this part we will raise an controversial subject that appeared in these last five years: the subordination of the dance, yoga, martial arts to the Federal Advice of Physical Education.
Subject: Prática profissional
Educação física
Country: Brasil
Editor: UFRGS/Escola de Educação Física
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.22456/1982-8918.3051
Address: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3051
Date Issue: 2009
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