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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Jogo de tabuleiro Ilhas de Chronos : a ação da rotina na manutenção da saúde
Title Alternative: Board game Chronos Islands : the routine action in health maintenance
Author: Jório, João Antônio Rabelo, 1983-
Advisor: Grassi-Kassisse, Dora Maria, 1964-
Abstract: Resumo: No presente trabalho propomos a aplicação de um jogo de tabuleiro chamado "Ilhas do Chronos". O jogo é destinado a alunos do Ensino Médio e aborda conteúdos não contemplados pela grade curricular de Biologia envolvendo aspectos sobre resiliência, estresse e situações de enfrentamento do cotidiano, que, por comparação, podem estimular a prática de atividades e ações positivas para a manutenção de uma rotina saudável que vise o bem-estar. No jogo conforme avançam pelo tabuleiro, os jogadores recebem ou perdem poções de vigor, respectivamente a partir de situações positivas ou negativas encontradas durante a partida. O tabuleiro apresenta sete Ilhas de influências da rotina, no centro está a ilha "Eu", que representa quem organiza as atividades diárias, a ilha da "Saúde", que remete ao estado físico e orgânico do indivíduo, a ilha dos "Estudos", que é responsável pelo conhecimento obtido, a ilha do "Cronotipo", que remete aos horários preferidos para realizar as atividades, a dos "Relacionamentos Sociais", sejam amorosos ou fraternais, a ilha das "Atividades Físicas", que são necessárias na prática rotineira e a ilha da "Qualidade do Sono", sendo estes, os sete aspectos que influenciam o gerenciamento da rotina diária encontrados no jogo. As pontes de tábuas, que ligam as ilhas, fornecem cartas "Status" aos jogadores, são elas que contêm as situações de enfrentamento para a jornada. Quando os jogadores chegam em uma Ilha de Influência, coletam sua respectiva runa e compram uma carta do deck "Palavra-chave". Estas cartas abordam conteúdos da matéria de Biologia através de pistas que os jogadores desvendam para concluir um conceito didático e as respostas corretas fornecem poções de vigor. O jogador que conseguir percorrer todo o tabuleiro e coletar as sete runas de influência da rotina e ter recebido mais poções de vigor é o ganhador do jogo. Com isso, o objetivo do uso do jogo de tabuleiro como forma de dinamizar a aula, vem contribuir com o ensino, permitindo aos alunos entrarem em contato com novos conceitos que, se levados para a prática cotidiana, podem estimular a construção de conhecimento e uma mudança de hábitos de risco que visem à qualidade de vida, auxiliando nas interações professor-aluno e aluno-aluno. Em apêndice incluímos o estudo realizado com os alunos do segundo ano do ensino médio

Abstract: This work proposes the application of a board game called "Chronos Islands". The game is intended for high school students and addresses not contemplated contents by the biology curriculum involving aspects of resilience, stress and daily coping situations, which, by comparison, can stimulate the practice of positive activities and actions for the maintenance of a healthy routine. During the game, players receive or lose stamina potions, respectively from positive or negative situations encountered during the game. The board presents seven Islands of influences in the routine: the "I" island is positioned in the center, that represents who organizes the daily activities, which is surrounded by the other islands ¿ Health, Studies, Chronotype, Social Relationships, Physical Activities and Sleep Quality. The board bridges, which connect the islands, provide "Status" cards to the players, which contain the coping situations for the journey. When players arrive on an Island of Influence, they collect their respective runes and buy a card from the "Keyword" deck. These cards contains Biology content through clues that players uncover to complete a didactic concept and correct answers provide stamina potions. The player who can traverse the entire board and collect the seven runes of influence of the routine and have received more stamina potions is the winner of the game. The purpose of this game as a classroom facilitator contributes to teaching by allowing students to come into contact with new concepts, stimulating the construction of knowledge and changing risk habits, as well as helping in the interactions between teacher-student and student-student. In appendix, we include the study carried out with the students of the second year of high school
Subject: Jogos de tabuleiro
Ritmos biológicos
Resiliência
Cronotipo
Estresse
Atividades de lazer
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: JÓRIO, João Antônio Rabelo. Jogo de tabuleiro Ilhas de Chronos : a ação da rotina na manutenção da saúde. 2019. 1 recurso online ( 96 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

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